|Câmara de São Roque do Pico assina protocolo de cooperação para a igualdade e não discriminação

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género renovou em 2019 com a Câmara Municipal de São Roque do Pico o Protocolo da Nova Geração.

Estabelecido por um período de três anos este acordo alinha com a estratégia nacional para a igualdade e a não discriminação, enquadrando-se na política do Município de São Roque do Pico ao nível de promoção da igualdade de género, de não discriminação e de prevenção e combate à violência doméstica.

Com integração na rede de 211 municípios nacionais abrangidos pelo Protocolo da Nova Geração, a Câmara de São Roque do Pico pretende dar continuidade à política de implementação da estratégia de integração de género nas ações que promove, garantindo em simultâneo a execução das políticas públicas nestas diferentes áreas.

O objetivo passa por promover uma igualdade efetiva entre mulheres e homens e responder melhor às necessidades e aspirações dos munícipes, mas também sensibilizar a população para estas questões através de ações de informação e sensibilização orientadas para públicos estratégicos.

Localmente o Protocolo Nova Geração é coordenado pela Vereadora do Município de São Roque do Pico, Paula Ferreira; e pela técnica superior Anabela Rosa, responsável pelo Gabinete Municipal de Ação Social.

No âmbito deste protocolo foi definida igualmente a Equipa para a Igualdade de Vida Local, com o concelho a estar representado nesse órgão por Maria João Miranda, presidente da Assembleia Municipal; Mário Jorge Cunha, em representação das juntas de freguesia; e Maria Cisaltina Quaresma, na qualidade de representante das casas do povo.