|Câmara de São Roque vai avançar com novo concurso para três furos de água

A Câmara Municipal de São Roque do Pico vai lançar a concurso uma nova empreitada para a abertura de três furos de captação de água para distribuição e consumo doméstico no concelho.
Depois de uma reunião mantida no mês de fevereiro com a empresa que estava a proceder à abertura dos furos de captação e com a fiscalização da obra, as partes decidiram suspender o contrato a título definitivo.
“Foi de comum acordo entre o dono da obra, a empresa adjudicatária e a fiscalização de que não existiam condições para tentar prosseguir com os trabalhos e vamos avançar com a resolução do contrato”, revelou o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico na Assembleia Municipal do passado dia 27 de fevereiro, acrescentando que “infelizmente este era o desfecho possível depois do incumprimento por parte da empresa adjudicatária. Dois anos e meio após o início do processo, que devia ter ficado concluído em seis meses, volta tudo à estaca zero, apesar de já terem sido executados quase 50 por cento dos trabalhos, porque nenhum dos furos chegou a atingir as cotas para se fazer ensaios de bombagem de caudal”.
Em causa estão os problemas verificados durante o processo de furação, nomeadamente na rutura de soldaduras entre a tubagem
de encamisamento do furo e a cabeça de furação, que impediram o progresso dos trabalhos, tal como estava previamente definido. Além disso, no caso concreto do furo que estava a ser realizado em Santa Luzia, os trabalhos foram dados como perdidos, com o equipamento a ficar imobilizado e retido a 160 metros quando se estava a atingir a cota final de furação.
Na sequência desse conjunto de contratempos, nos últimos meses a Câmara de São Roque do Pico desenvolveu todos os esforços junto da empresa adjudicatária para solucionar o problema, mas tal não foi possível, concluindo-se que não existem condições para o prosseguimento dos trabalhos.
Mark Silveira lamenta o desfecho desta empreitada de 319 mil euros, assumindo que os serviços municipais já estão a trabalhar no lançamento de um novo concurso: “Neste momento, os serviços camarários, em conjunto com a nossa assessoria jurídica, estão a trabalhar na resolução do contrato e na salvaguarda dos interesses do Município. Em simultâneo, estão a ser desenvolvidos os trabalhos necessários para se lançar um novo concurso público para a realização dos furos na freguesia da Prainha e em Santa Luzia”.