|Iluminação pública junto aos Paços do Concelho de São Roque amiga do ambiente

O Município de São Roque do Pico procedeu na passada semana à substituição do sistema de iluminação pública da Alameda 10 de Novembro de 1542, com a colocação de luminárias de última geração alimentadas com luz solar.
A iluminação naquela zona apresentava problemas devido a um curto circuito existente no sistema elétrico subterrâneo, levando o Município a substituir a antiga rede pelo equipamento solar.
Com este investimento num sistema mais económico, a Câmara pretende repor a luminosidade noturna numa zona nobre da vila, reduzindo em simultâneo a fatura da energia.
Nesta primeira fase, que servirá de teste, foram instalados 11 equipamentos LED, que apresentam uma iluminação estabilizada a 30 por cento da potência. Esse valor sobe autonomamente para os 100 por cento quando se aproxima uma pessoa, atendendo a que o equipamento tem associado sensores de movimento.
Os primeiros resultados são satisfatórios o que poderá levar o Município a avançar com a substituição das restantes luminárias junto do edifício dos Paços do Concelho pelo mesmo tipo de equipamento com painel solar.
Este investimento na eficiência energética vem juntar-se a outras apostas da Câmara Municipal de São Roque do Pico na redução das emissões de dióxido de carbono, como por exemplo a aquisição em curso de duas viaturas elétricas e dos sistemas LED já utilizados na Avenida do Mar e no Jardim Municipal que são controlados remotamente.