|Câmara de São Roque do Pico Pico vai adiar/cancelar/suspender atividades e eventos públicos

A Câmara Municipal de São Roque do Pico vai adiar/suspender e/ou cancelar todas as atividades e eventos públicos da sua responsabilidade, ou nos quais seja parceiro, previstos ocorrerem até 31 de março, que impliquem a concentração de pessoas, como medida para combater a propagação do surto de Covid-19.

A decisão tomada pelo executivo presidido por Mark Silveira adia/suspende e/ou cancela a realização de espetáculos, feiras ou sessões de âmbito cultural, social e recreativo. A recomendação estende-se ainda às juntas de freguesia, associações concelhias e outras entidades públicas ou privadas, para que suspendam ou adiem os eventos programados e que impliquem ajuntamentos de pessoas.

Além desta decisão, o executivo de São Roque do Pico recomenda a todos os munícipes o reforço das medidas de prevenção, substituindo a ida aos serviços de atendimento presencial por contactos telefónicos ou por correio eletrónico.

Com estas decisões a Câmara de São Roque do Pico segue as recomendações assumidas no dia de ontem pelo Governo dos Açores (http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Comunicado+da+reuni%C3%A3o+extraordin%C3%A1ria+do+Conselho+de+Governo.htm?lang=pt&area=ct), tomando medidas preventivas numa altura em que a evolução epidemiológica está a alastrar-se em certas regiões do país, apontando para um cenário de rápido crescimento.

Após reunir extraordinariamente em Conselho de Governo, o executivo presidido por Vasco Cordeiro declarou o estado de alerta no arquipélago até ao dia 31, não excluindo a prorrogação deste prazo ou a passagem às fases seguintes, nomeadamente o estado de contingência.

Apesar de não existirem registo de casos positivos nos Açores, o Governo decidiu adiar todos os eventos por si promovidos, e recomendou que os dinamizados por outras entidades públicas ou privadas sejam também adiados.

O Governo dos Açores recomenda ainda, também até 31 de março, o adiamento de deslocações, a qualquer título e de qualquer pessoa, da região para o exterior e do exterior para a região, salvo as absolutamente imprescindíveis.

Os governantes açorianos decretaram igualmente a suspensão das autorizações para atracagem de cruzeiros e iates nos portos e marinas da região, salvo os casos devidamente autorizados pela autoridade de saúde. Contudo, mesmo estes têm de garantir que não desembarcam passageiros em terra.

Para evitar a propagação do surto de Covid-19, devem seguir-se as seguintes recomendações da Direção Regional de Saúde ao nível da higiene e de etiqueta respiratória para VIAJANTES:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas

• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida

• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias

Além disso, as pessoas regressadas de uma área afetada devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para a linha da Saúde Açores 800 24 60 24 e seguir as orientações que forem transmitidas.