|Câmara de São Roque apoia Escola na aquisição de equipamentos informáticos

A Câmara Municipal de São Roque do Pico aprovou no dia de hoje a modificação/revisão do contrato-programa de apoio celebrado com a Escola Básica e Secundária do Concelho permitindo direcionar essas verbas para a aquisição de equipamentos informáticos.

A revisão do contrato de apoio foi solicitada pela unidade de ensino para fazer face ao atual contexto de pandemia resultante da evolução da covid-19 e de medidas decretadas na área da educação, nomeadamente o ensino à distância.

Esta alteração aprovada por unanimidade permitirá reencaminhar, aproximadamente, 5.000 euros destinados inicialmente a atividades, que já não se irão realizar, de caráter social, cultural, desportivo e recreativo, para a aquisição de tablets que serão entregues a alunos do 1.º ciclo e do Regime Educativo Especial, que não têm meios informáticos adequados para acompanhar o ensino à distância.

A opção garante a equidade no acesso a toda a informação e os mesmos conteúdos informáticos disponíveis aos alunos do 2.º ciclo e do Ensino Secundário.

Os equipamentos, depois de ultrapassada a conjuntura atual, serão entregues à biblioteca escolar onde poderão ser utilizados por alunos e professores.

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico assume a disponibilidade total para apoiar a Escola Básica e Secundária e realça o “empenho” de todos os agentes educativos locais, “demonstrando uma enorme capacidade na adaptação a novas circunstâncias que nem sempre são fáceis”. Segundo Mark Silveira “nenhum aluno deixará de frequentar as aulas neste novo modelo de aprendizagem por falta de equipamento informático”, sublinhando que “apesar de a pandemia ter alterado temporariamente o modelo de educação, a Câmara irá cumprir o seu papel para garantir o sucesso escolar dos jovens, que são a base do nosso futuro”.