|São Roque do Pico associa-se à campanha SOS Cagarro

A brigada de voluntários da Câmara Municipal de São Roque do Pico, que está a participar na campanha SOS Cagarro, resgatou na última noite 10 aves, uma das quais apresentava alguns ferimentos.
Na primeira participação na campanha anual os voluntários percorreram entre as 21h00 e as 2h30 da madrugada a Estrada Regional e as zonas do Lajido de Santa Luzia, Furna de Santo António, Baía de Canas (Prainha), Morro, Terra Alta e Canto (Santo Amaro).
A Câmara Municipal quis desta forma associar-se à maior e mais antiga campanha de educação e conservação ambiental dos Açores, contribuindo para a preservação de uma das aves marinhas mais emblemáticas do arquipélago, bem como para a projeção da marca ‘São Roque do Pico-Capital do Turismo Rural’ como um destino sustentável.
Após o resgate as aves marinhas foram entregues na Associação de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico antes de seguirem para o Parque Natural de Ilha.
Até 15 de novembro a brigada de voluntários da Câmara Municipal de São Roque do Pico vai continuar a palmilhar às terças e quintas-feiras as ruas do concelho com o intuito de resgatar cagarros juvenis, que são libertados durante o dia junto ao mar, depois de anilhados, onde iniciam a sua primeira grande migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.