|Furo de captação das Roças com sistema de monitorização

Com o objetivo de controlar à distância o surgimento de avarias e melhorar a rapidez de atuação, a Câmara Municipal de São Roque do Pico continua a investir na modernização do sistema de abastecimento de água do concelho.

Neste momento está a ser instalado entre o Furo de Captação das Roças e o da Ribeira um sistema de monitorização que comunica em tempo real os consumos de água através de uma mensagem de telemóvel.

Atualmente essa leitura é efetuada presencialmente por um funcionário da Câmara Municipal de São Roque do Pico, o que deixará de ser necessário após a conclusão dos trabalhos em curso.

Com este novo sistema será possível detetar no imediato a quantidade de água que está a ser transferida para o reservatório e perceber a capacidade existente no lençol freático. Além disso, permitirá identificar uma possível avaria, caso ela aconteça, sem ser necessário uma deslocação ao local, assegurando a longevidade dos equipamentos.

O novo sistema vai associar-se à comunicação já existente entre os dois furos de captação e que transmite, através de mensagem de telemóvel, as avarias das bombas e das válvulas motorizadas do Furo das Roças.