|São Roque do Pico investe 650 mil euros na melhoria do sistema de resíduos

A Câmara Municipal de São Roque do Pico aprovou por unanimidade a abertura de um concurso público internacional para a aquisição, por lotes, de equipamentos para a deposição e transporte de resíduos sólidos urbanos com um valor aproximado de 650 mil euros.

O investimento cofinanciado pelo programa PO Açores 2020, permitirá que a autarquia inove no processo de deposição e transporte de resíduos sólidos urbanos e contribuirá para a melhoria das metas da reciclagem e valorização.

No âmbito deste concurso a autarquia prevê reforçar a frota automóvel com a aquisição de uma viatura de 19 toneladas devidamente equipada para a recolha de resíduos, bem como adquirir 3832 unidades de equipamentos de deposição de resíduos, incluindo 800 contentores, 150 papeleiras, 12 dispensadores de sacos e sacos para deposição de resíduos e de dejetos de animais.

Tendo sempre como objetivo principal a melhoria da qualidade ambiental do concelho detentor da marca ‘Capital do Turismo Rural’, o procedimento concursal vai permitir a aquisição de 2000 kit’s de sacos para recolha seletiva, 30 contentores de biorresíduos para interior e 30 contentores para compostagem.

Serão ainda adquiridas 800 guardas de segurança para contentores de 800 litros, cinco oleões e cinco pilhões, que vão reforçar a rede de recolha de outro tipo de resíduos poluentes com o objetivo de evitar sua deposição incorreta.

A par deste investimento em novos equipamentos, o Município de São Roque do Pico pretende dar continuidade a ações de sensibilização junto dos munícipes com o objetivo de assegurar uma recolha seletiva eficaz e sustentável, contribuindo para um concelho mais amigo do ambiente.