|Campanha de sensibilização sobre os benefícios da esterilização

A Câmara Municipal de São Roque do Pico foi apoiada financeiramente pela Direção-Geral de Veterinária e Alimentação (DGAV) para proceder à sensibilização da população sobre os benefícios da esterilização de cães e gatos não destinados à reprodução.

O apoio no valor de 1.539 euros resulta da necessidade de minorar os problemas decorrentes da reprodução incontrolável de animais de estimação acabando alguns por serem abandonados e recolhidos pelo Canil Municipal.

Atribuído a mais de 140 municípios de todo o país o apoio resultou de uma candidatura formalizada junto da DGAV, com a apresentação da campanha de sensibilização que deve ser concretizada no prazo de quatro meses após a disponibilização da verba.

Recorrendo às redes sociais, à distribuição de folhetos e a cartazes outdoors, a campanha irá assentar num apelo aos residentes em São Roque do Pico para que assumam uma atitude responsável com o seu animal de estimação, procedendo à esterilização, independentemente da raça ou idade.

Com esta ação a Câmara Municipal pretende manter-se na linha da frente no controlo da população de animais e gatos, contribuir para a eliminação do recurso à eutanásia e cumprir o que está definido na lei, ao nível do abate de animais errantes como forma de controlo populacional.

A esterilização pode ajudar a salvar centenas ou milhares de outros animais porque, na prática, está a impedir-se que outros nasçam e acabem abandonados.