|Vitória FC apoiado na aquisição de equipamento de desfibrilhação Automática Externa

O Vitória Futebol Clube assegurou na passada semana a certificação de dirigentes e treinadores para a utilização do equipamento de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Na sequência de uma formação de Suporte Básico de Vida (SBV) e de DAE foram certificados 10 dirigentes e treinadores do Vitória FC que passa, assim, a ser o único clube da Associação de Futebol da Horta devidamente habilitado para atuar numa vítima em paragem cardiorrespiratória com equipamento DEA.

A aquisição do equipamento DAE será apoiada pela Câmara de São Roque do Pico no âmbito de uma candidatura formalizada pelo Vitória FC ao Regulamento de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural, Desportivo e Recreativo.

Os dirigentes e treinadores de todos os escalões do Vitória FC passam a integrar o programa regional de DAE da Life First, com o clube de São Roque do Pico a ser o segundo do Campeonato de Futebol dos Açores a adquirir esta competência.

Ministrados pelo enfermeiro e bombeiro, João Amaral, da empresa Life First, Emergency Training, que está certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, os cursos permitiram aos formandos a aquisição de competências para realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um DAE, numa vítima em paragem cardiorrespiratória. No âmbito desta formação com validade de cinco anos foram transmitidos conteúdos programáticos ao nível da cadeia de sobrevivência, riscos para o reanimador, algoritmo de SBV, posição lateral de segurança, algoritmos de desobstrução da via aérea e algoritmos de SBV com DAE.