|Banco de Ajuda de São Roque do Pico apoiou mais Munícipes em 2020

Ao longo do ano de 2020, a Câmara Municipal de São Roque do Pico registou um aumento considerável no apoio a pessoas idosas no âmbito dos serviços disponibilizados pelo programa Banco de Ajuda.

O maior crescimento ocorreu no acompanhamento a sessões de fisioterapia, com o Gabinete de Ação Social a apoiar a deslocação a 66 consultas, o que corresponde a um crescimento de 64 por cento comparativamente com os números de 2019.

Ainda na área da saúde registou-se um aumento significativo nas idas ao centro de saúde para consultas médicas ou vacinação. A este nível os idosos a necessitar de apoio de retaguarda foram acompanhados em 23 situações o que representa um crescimento de 22 por cento.

A Câmara Municipal procedeu por outro lado ao acompanhamento dos idosos nas deslocações à farmácia para a aquisição de medicamentos, registando-se um aumento do apoio em 11 por cento, e na deslocação ao edifício dos Paços do Concelho para proceder ao pagamento de água e luz, com a procura de ajuda a crescer três por cento.

A Ação Social constitui uma área de intervenção estratégica prioritária do Município de São Roque do Pico, na medida em que existe a consciência da promoção do bem-estar das pessoas com idade mais avançada.

O Banco de Ajuda incide a sua ação em várias vertentes podendo prestar auxílio direto aos munícipes com 60 ou mais anos, portadores de deficiência motora, que vivam sozinhos, ou em agregado familiar em situação económico-social precária através do acompanhamento a consultas e tratamentos médicos.

A ajuda é alargada a pequenas reparações em habitações desde a mudança de lâmpadas a arranjos em canalizações e reparos em janelas, com o material, a mão-de-obra e a deslocação a serem asseguradas pelo Município.

O Banco de Ajuda garante ainda apoios de ordem técnica, disponibilizando temporariamente equipamentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, como por exemplo material ortopédico.