|Associação de Futebol da Horta homenageou Manuel José da Silva

O Campo de Jogos do Vitória Futebol Clube acolheu no passado dia 13 a primeira edição do Troféu Dr. Manuel José da Silva.

Em competição estiveram as equipas do Vitória Futebol Clube e do Fayal Sport, com a formação faialense a assegurar o triunfo final por 2-1, após a marcação de grandes penalidades. No final do tempo regulamentar o jogo estava empatado a uma bola.

Com a presença de Gui Goulart, Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de São Roque do Pico, o Troféu foi entregue à formação vencedora pelo Presidente da Associação de Futebol da Horta (AFH), Eduardo Pereira.

O Troféu pretende homenagear o Dr. Manuel José da Silva, antigo presidente da direção da AFH, que é, também, desde 1934 o presidente honorário daquele organismo desportivo.

Natural de Selmo, condado de Fresno, Califórnia, Manuel José da Silva, com apenas com dois anos, veio residir para São Miguel Arcanjo, freguesia de São Roque do Pico, onde fez os seus primeiros estudos.

Ao longo da vida foi professor em Lisboa e desempenhou elevados cargos de governação republicana, sendo inclusivamente considerado um dos mais hábeis e importantes políticos republicanos de âmbito regional e nacional.

Em outubro de 1993, Manuel José da Silva foi homenageado em São Roque do Pico, mais concretamente no lugar de São Miguel Arcanjo. Numa cerimónia onde esteve presente o filho, Carlos Peixoto da Silva Raulino, foi descerrada uma placa evocativa no jardim fronteiro à Ermida local com a inscrição: “Homenagem ao seu muito ilustre conterrâneo Dr. Manuel José da Silva do Povo de São Miguel Arcanjo”.