|Requalificação urbana do Cais do Pico permite criação de zona pedonal e ordenamento do estacionamento

A Câmara Municipal de São Roque do Pico está a proceder a uma intervenção profunda nas ruas Tibério Ávila Brasil, Coronel Linhares de Lima e Dr. Melo e Simas.

Os trabalhos em curso vão permitir organizar o estacionamento nas ruas Coronel Linhares de Lima e Dr. Melo Simas, bem como criar uma zona pedonal na Rua Tibério Ávila Brasil, inexistente até agora, o que obriga os peões a circular na faixa de rodagem.

A empreitada inclui o recuo dos muros da antiga Escola Primária e da sede da Associação de Agricultores da Ilha do Pico (AAIP), mantendo o mesmo traçado e o coroamento tradicional em pedra. Esta alteração permitirá aumentar a faixa de rodagem em frente ao quartel de bombeiros e criar a necessária zona pedonal para garantir a segurança dos peões.

Ao mesmo tempo, o investimento vai abranger o arranjo urbanístico na Rua Coronel Linhares de Lima, retirando-se a lágrima existente, bem como a regularização da zona de estacionamento nas laterais do edifício da antiga Escola e da sede da AAIP. Além disso, será ordenado o estacionamento no antigo campo desportivo de apoio à Escola Primária onde atualmente está instalado o Jornal do Pico/Rádio Cais e o Projeto Vira.

No total, depois da intervenção, aquela zona passará a disponibilizar 38 lugares de estacionamento: 29 no antigo campo, seis na Rua Coronel Linhares de Lima e três na Rua Dr. Melo e Simas.