|Câmara Municipal de São Roque promove formação para os Censos 2021

Termina no dia de hoje, na Câmara Municipal de São Roque do Pico, a formação de três dias dirigida aos 15 Colaboradores que irão operar no concelho ao longo de dois meses no âmbito dos Censos 2021.

Nesta sessão formativa coordenada pelo Delegado Municipal dos Censos, Nuno Cabral, participam um Técnico Municipal, cinco Coordenadores de Freguesia e oito Recenseadores, além do Subdelegado Regional dos Censos, Jorge Freitas.

No âmbito desta formação os Coordenadores e Recenseadores adquiriram conceitos sobre os Censos, aprenderam a trabalhar com a aplicação ‘eRecenseador’ e aprofundaram conhecimentos sobre a gestão dos trabalhadores e as diferentes ações a desenvolver durante os Censos.

A megaoperação de recenseamento da população e da habitação inicia-se a 5 de abril com a distribuição, em todas as residências do País, da carta do Instituto Nacional de Estatística com os códigos necessários para responder ao levantamento que será feito a nível nacional.

No atual contexto epidemiológico, de modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, o processo decorrerá preferencialmente por telefone e Internet, devendo as respostas ser transmitidas via digital (computador, tablet ou smartphone com ligação à internet) entre 19 de abril e 3 de maio.

O objetivo desta operação é obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional.