|Câmara de São Roque do Pico apoia reconstrução de moinho de vento

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, acompanhou no passado dia 31 de março o processo de instalação do novo moinho da Prainha na Avenida que está a ser construída entre o Farol e a Poça Branca.

Beneficiando de um financiamento da ADELIAÇOR, o investimento na recuperação do valioso património, foi promovido pela Junta de Freguesia da Prainha e contou com a colaboração financeira da Câmara de São Roque do Pico ao abrigo do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias.

Com esta ajuda financeira o Município contribuiu para a preservação de um dos legados culturais do concelho de São Roque do Pico e da freguesia da Prainha, valorizando a sua história e a memória das suas gentes.

O antigo moinho de vento, que foi recuperado sem desvirtuar a traça original, passará, assim, a constituir um ponto de interesse turístico na divulgação da história da freguesia ligada à produção de cereais, podendo ser utilizado como miradouro para a orla costeira, tendo como pano de fundo o canal entre o Pico e a ilha de São Jorge.

A estrutura agora instalada na futura Avenida do Moinho servirá igualmente como um local de venda de peças de artesanato e de outros produtos tradicionais característicos de São Roque, da Prainha e da ilha do Pico.