|São Roque do Pico com seis águas costeiras de qualidade

As cinco freguesias do concelho de São Roque do Pico vão disponibilizar entre 15 de junho e 15 de setembro seis zonas balneares com águas costeiras de qualidade.

A lista oficial das águas balneares costeiras da Região para 2021, publicada no passado dia 30 de março em Portaria, passou a incluir três novas zonas em São Roque do Pico, nomeadamente a dos Arcos (Santa Luzia), a do Caisinho (Santo Amaro) e a da Poça Branca (Prainha).

Estas três novas zonas agora identificadas pela Direção Regional dos Assuntos do Mar juntam-se à Piscina do Cais, Poças de São Roque e à Zona Balnear da Furna, em Santo António, que já se encontravam identificadas na lista de águas costeiras.

A identificação de águas costeiras visa assegurar a sua qualidade, pelo que a sua inclusão na lista oficial deve basear-se no compromisso sólido e consistente, por parte das respetivas entidades gestoras, de manutenção de condições de usufruto daquelas águas balneares ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da saúde e segurança dos banhistas e da sustentabilidade dos sistemas naturais.

A ilha de São Miguel, com 24 zonas, é a que tem o maior número de águas balneares identificadas, seguida do Pico com 22 e da Terceira com 16.

O Faial tem seis águas balneares identificadas, a Graciosa e Santa Maria têm quatro cada, São Jorge tem três, a ilha das Flores tem duas e o Corvo uma.