|Evite a deposição errada dos resíduos

A deposição e o tratamento adequado dos resíduos constituem um dos grandes desafios das entidades gestoras.

Quando a deposição é feita de forma correta os resíduos atingem valor comercial e podem ser reintroduzidos no mercado como matéria-prima para a gestão de novos produtos.

Além dos benefícios ambientais, a correta deposição contribui para aumentar as taxas de reciclados entregues no Centro de Processamento ajudando a reduzir a taxa mensal de resíduos.

Tenha em atenção o que deposita em cada um dos contentores de recolha seletiva e acondicione os resíduos em sacos, evitando a deposição incorreta (como pode ver nas fotos) porque os resíduos contaminados não podem ser reciclados e não são valorizados.

O contentor azul é para o papel e cartão, o verde para as embalagens de vidro e o amarelo para embalagens de plástico e de metal.

Os novos contentores castanhos distribuídos pelas freguesias de São Roque do Pico destinam-se APENAS à recolha de resíduos orgânicos biodegradáveis, como por exemplo sobras de plantas de jardim, restos de legumes, cascas de fruta, peixe/carne cozinhada, sobras de pão e bolos, borras de café, sacos de chá, cascas de ovos, guardanapos e tolhas de papel sujo.