|Mark Silveira defende agilização das candidaturas ao PRORURAL

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico alertou na tarde de ontem para as “grandes dificuldades” que se colocam regularmente nas candidaturas ao PRORURAL.

Numa audiência concedida à nova Diretora Regional do Desenvolvimento Rural, Mark Silveira defendeu a agilização na instrução e tramitação dos processos de candidatura, assumindo que, por vezes, esses processos são ultra burocráticos: “Na maioria dos casos as Juntas de Freguesia não dispõem da totalidade dos recursos humanos qualificados para promoverem essas candidaturas que envolvem, em algumas situações, processos ultra burocráticos, sendo obrigadas a recorrer ao apoio da Câmara Municipal para os elaborarem.”

Na ronda de contactos que Emiliana Silva está a desenvolver junto das câmaras municipais parceiras da ADELIAÇOR para abordar as dificuldades sentidas em relação ao PRORURAL e tentar melhorar o acesso ao programa, o autarca de São Roque do Pico alertou por outro lado para a limitação da dotação financeira disponível, dando como exemplo o último PRORURAL que era “extremamente reduzido” comparativamente com o anterior, levando inclusivamente algumas entidades a desistirem das candidaturas.

Essas posições foram corroboradas pela Diretora Regional do Desenvolvimento Rural. Na audiência de apresentação de cumprimentos, Emiliana Silva revelou que as dificuldades nas candidaturas ao PRORURAL têm sido levantadas por vários autarcas, assumindo que na próxima reunião de acompanhamento do programa vai transmitir essa informação e alertar para se tentar simplificar alguns processos.