|São Roque do Pico consigna requalificação do Largo da Igreja de Santo António

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico reafirmou no início da tarde de hoje a importância da obra de requalificação do Largo da Igreja de Santo António para “enobrecer” aquela zona da Freguesia de elevada importância arquitetónica, anulando em simultâneo a ausência de proteção e o vazio urbano.

Falando na assinatura do Auto de Consignação da empreitada celebrado entre a Câmara Municipal de São Roque do Pico e a Tecnovia-Açores, Mark Silveira expressou a sua “alegria e felicidade” com o início da obra, cumprindo, assim, “um compromisso assumido com o eleitorado”.

“Com esta obra pretendemos dar dignidade ao espaço e à Freguesia. Santo António é a segunda maior Freguesia do concelho, mas a exiguidade do espaço em frente à Igreja obriga a que as festividades religiosas sejam celebradas entre a estrada e o Largo. Por isso, este projeto permitirá dignificar a zona de culto da Freguesia e as próprias festividades que se celebram ao longo do ano”, afirmou o Presidente da Câmara de São Roque do Pico, acrescentando que “o investimento constitui mais uma aposta clara do Município na beneficiação dos locais de maior importância em cada uma das freguesias do concelho”.

Com um prazo de execução de 12 meses, o investimento de 850 mil euros que se iniciou na manhã de hoje permitirá a criação de um espaço urbano público dividido por três patamares diferenciados entre si. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via, o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último patamar ficarão as instalações sanitárias. Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial.

Este projeto, que beneficia de 400 mil euros de apoio financeiro ao abrigo do Programa Operacional 2020, através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável), é um dos vários investimentos em curso no concelho, tais como a requalificação da Praceta dos Baleeiros, a construção da Avenida do Moinho e a adaptação da antiga Casa dos Médicos a Incubadora de Empresas. A estes juntam-se ainda os investimentos já concluídos de instalação de uma rede de água no lugar do Cabrito e a construção do Loteamento Urbano dos Bacelinhos.

No total, estão em curso ou já concluídos investimentos com um valor global de 4,5 milhões de euros e que abrangem as cinco freguesias do concelho de São Roque do Pico.