|São Roque do Pico renova rede de oleões

Com o objetivo de proteger o meio ambiente e incentivar à implementação de boas práticas ambientais, a Câmara Municipal de São Roque do Pico procedeu no dia de ontem à renovação da rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados.

Com a substituição dos oleões o Município de São Roque do Pico dá mais um passo importante na recolha de resíduos, melhorando o sistema de deposição de óleos alimentares, que posteriormente serão tratados e reaproveitados para outros fins.

Um pequeno gesto de cada munícipe pode evitar a poluição da água e do solo, gerada massivamente pelos óleos alimentares usados, que constituem um grave problema ambiental quando eliminados através dos esgotos urbanos.

Para reciclar os óleos alimentares usados devem ser seguidos os seguintes procedimentos:

- Depois de usar deverá deixar arrefecer o óleo e colocar numa garrafa ou garrafão de plástico.

- Sempre que estiver cheio, o garrafão deverá ser bem fechado e colocado no oleão mais próximo.

- O óleo usado não deverá ser colocado em garrafas de vidro e não deverá ser depositado por vazamento direto.

Recorde-se que, além dos contentores de indiferenciados; vidro; papel e cartão; plástico e de metal, a Câmara Municipal de São Roque do Pico alargou recentemente a rede de ecopontos com a instalação em todo o concelho de 34 contentores de 800 litros de cor castanha destinados aos biorresíduos.

Localização dos oleões:

Santa Luzia: Estrada Regional (junto ao Snack-bar Freitas)

Santo António: Estrada Regional (junto à empresa ASM Costa)

São Roque: Rua Tibério Ávila Brasil (junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários/SPAR)

Prainha: Rua da Ribeira do Império (junto à sede do Prainha FC)

Santo Amaro: Rua da Igreja, junto à Filarmónica Recreio Santamarense