|Época balnear abre com restrições devido à covid-19

Pelo segundo ano consecutivo a época balnear, que hoje se inicia em São Roque do Pico, será condicionada por um manual de utilização e gestão com o intuito de evitar o possível contágio por covid-19 entre os banhistas.

Nas diferentes zonas espalhadas pelas cinco freguesias do concelho pretende-se assegurar um conjunto de boas práticas e linhas orientadoras de aplicação temporária e excecional com o objetivo de contribuir para a prática balnear em segurança.

Este instrumento de trabalho recomenda aos utilizadores das zonas balneares a higienização frequente das mãos, a etiqueta respiratória e a utilização de calçado sempre que se circular.

A distância física de segurança mínima é outra das recomendações, definindo que entre utentes é de 1,5 metros, exceto quando integrarem o mesmo grupo.

O distanciamento deve ser mantido sempre que haja circulação pela zona balnear, incluindo no espelho de água e nas zonas definidas para o uso balnear. Além disso, não são permitidas atividades de natureza desportiva ou outras que impliquem o contacto ou a proximidade entre duas ou mais pessoas.

Recorde-se que para a presente época balnear a Piscina do Cais do Pico e a Furna de Santo António foram distinguidas com a Bandeira Azul a atestar a qualidade das suas águas.