|Presidente de São Roque do Pico participou na apresentação do audioguia do Museu da Indústria Baleeira

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, esteve presente no dia de ontem na apresentação do audioguia para smartphones do Museu da Indústria Baleeira.

À margem da sessão o Autarca realçou a importância do novo recurso tecnológico, sublinhando que “é uma ferramenta extremamente útil e vem valorizar a experiência que o visitante pode obter quando visitar o Museu, fazendo uma viagem no tempo, que pode ter continuidade em casa através do telemóvel”.

Este equipamento inclusivo oferece uma experiência única ao visitante, que tem oportunidade de conhecer os conteúdos expositivos de uma forma dinâmica e informativa, com a descrição das peças em exposição e a recuperação dos sons da antiga fábrica, permitindo mergulhar nos contextos que moldaram a história e a identidade daquela unidade museológica.

Disponível em seis línguas diferentes, a ideia inovadora na Região resulta da proposta apresentada em 2018 por Ivo Sousa ao Orçamento Participativo dos Açores, depois de ter constatado que os visitantes, por vezes, passavam pouco tempo no interior de um Museu com muitas histórias para contar.

O proponente revelou a sua “enorme satisfação” com o resultado final da ideia submetida a avaliação e espera que seja um importante contributo para se “compreender melhor” a história do maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores.

Para o Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa, a nova proposta de comunicação “tenta colmatar as lacunas museográficas do Museu e constitui uma ferramenta importante para ajudar a contar uma história, através de sons e de um texto muito simples, sem utilizar uma linguagem excessivamente científica nem técnica".