|Governo garante projeto de proteção e ordenamento da orla costeira do Cais do Pico

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, mostrou-se no dia de ontem “extremamente agradado” com o compromisso assumido pelo Governo dos Açores de ter, em 2022, o projeto de ordenamento da orla costeira e proteção à Estrada Regional executado para lançar a obra no final do mesmo ano, ou no início de 2023.

“A solução encontrada é a que está a ser pensada há muito tempo e permitirá proteger a marginal do Cais do Pico e fomentar o aproveitamento de toda a baía e do seu interior para desenvolver futuros projetos”, afirmou Luís Filipe Silva após uma reunião mantida com o executivo regional.

O compromisso foi assumido no final desse encontro, com o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro a revelar a “prioridade” de avançar com a proteção da orla costeira e com o ordenamento da baía, devido ao galgamento do mar naquela zona.

“Em 2021, houve o compromisso de estudos. Para 2022, fica a garantia de um projeto para esse efeito e, após o projeto, de uma candidatura na programação financeira [comunitária] para 2022 — 2027”, afirmou o chefe do Governo, acrescentando que “a intenção é compatibilizar depois esta intervenção, otimizando toda a disponibilidade que a partir daí se vai gerar para o porto comercial, para o porto de pescas e, quiçá, para uma zona de recreio. Esta é uma estratégia que, pensando a médio e longo prazo, assegura um conjunto de soluções e oportunidades para resolver um risco grave que hoje se vive, com o galgamento do mar”.

Relativamente à área da habitação, José Manuel Bolieiro adiantou que ficou definido como “prioritário” o aumento da oferta habitacional para ajudar a fixar população e garantir residência no concelho”, revelando o “compromisso de boa cooperação entre o Governo e Autarquia” para concretizar esse objetivo.

A decisão agrada a Luís Filipe Silva. O Presidente da Câmara de São Roque disse que esta é uma “excelente notícia”, permitindo que se encontrem espaços para a fixação de mais pessoas no concelho, através da aquisição ou arrendamento de habitações.

Na área da saúde o Governo Regional assegurou a “reabilitação do edificado” do Centro de Saúde de São Roque, que “tem problemas de infiltrações”, bem como um reforço da aposta nos recursos humanos.