|Presidente de São Roque do Pico defende aposta no turismo sustentável

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, reforçou na manhã de hoje a importância dos Açores continuarem a apostar num turismo sustentável, respeitador da natureza e das tradições açorianas.

Usando da palavra na sessão de abertura do fórum ‘Sensibilização para a vertente ambiental, Açores-rumo à sustentabilidade enquanto destino turístico”, o Autarca de São Roque do Pico alertou por outro lado para a importância do trabalho a realizar para se evitar a massificação turística: “Se queremos respeitar o nosso ambiente, as nossas ilhas e a nossa ruralidade não podemos massificar o setor do turismo. É preferível ter menos visitantes, mas com bom poder de compra para que os ganhos deixados na ilha sejam elevados”.

Luís Filipe Silva referiu-se igualmente aos perigos de se ficar dependente de uma única atividade económica, apelando a uma gestão turística “com muito juízo” para não se prejudicar um setor que “pode ser a principal alavanca de desenvolvimento dos Açores” e que está a percorrer um caminho “seguro e com qualidade, salvaguardando o melhor que os Açores têm para oferecer, sem estragar as suas potencialidades”.

O fórum promovido pelas Casas Açorianas surge com o objetivo de sensibilizar os associados e a comunidade para a importância da sustentabilidade do arquipélago na atividade turística.

O encontro está a decorrer no dia de hoje no Museu dos Baleiros, na vila das Lajes, com a abordagem dos temas: ‘Açores-um santuário da natureza’, ‘certificação dos Açores como destino sustentável-Cartilha da Sustentabilidade’, e ‘o desenvolvimento dos Açores como destino de natureza, ligado à cultura e às comunidades locais”.

No dia de amanhã o fórum irá decorrer no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque, com a realização de uma mesa redonda sobre ‘a importância do ambiente no futuro do turismo açoriano’, que contará com a presença de vários especialistas de órgãos de comunicação social, estando o encerramento dos trabalhos agendado para as 21h30, com um espetáculo cultural no Auditório da Madalena.