|Presidente da Câmara de São Roque do Pico elege apoio aos idosos como uma das prioridades

Com o objetivo de promover uma velhice ativa e participativa, de modo a evitar momentaneamente algum isolamento, a Câmara Municipal de São Roque do Pico reuniu na tarde de hoje, num almoço de Natal, os 90 idosos dos centros de convívio do concelho.

No encontro, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, realçou que os idosos são e continuarão a ser uma das suas “prioridades”, assumindo que “o executivo manter-se-á atento às dificuldades da população sénior e disponível para ajudar a promover um envelhecimento ativo”.

O Autarca reconheceu a importância do convívio para proporcionar algum “conforto e combater um pouco da solidão a que alguns idosos estão remetidos”, acrescentando que “pretendemos, também, dar o mote para a quadra natalícia que se avizinha, que é propícia a este espírito de comunhão e partilha”.

O trabalho desenvolvido na área social tem sido, aliás, uma das prioridades do Município de São Roque do Pico e foi reconhecido com a atribuição do galardão ‘Autarquia Solidária’, que vem destacar as boas práticas implementadas em prol da comunidade com respostas vocacionadas para o apoio à família, infância, juventude e população sénior.

Durante o encontro e com o objetivo de assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora a 5 de dezembro, a Vice-presidente do Município, Suzana Vasconcelos Vieira, entregou uma lembrança aos voluntários que acompanham os grupos de idosos em cada uma das cinco freguesias do concelho.

O almoço de Natal foi organizado depois de aprovado o Plano de Contingência submetido pelo Município de São Roque do Pico à Delegada de Saúde.