|DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O tema das comemorações de 2022, definido pelas Nações Unidas, «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades», abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Promover relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém fique para trás» é o mote. A discriminação baseada na idade é uma questão insidiosa poucas vezes abordada na saúde, nos direitos humanos e no desenvolvimento, e tem influência sobre as populações mais velhas e mais jovens em todo o mundo. Além disso, cruza recorrentemente com outras formas de preconceito (como o racismo e o sexismo) e impacta as pessoas impedindo-as de alcançar o seu pleno potencial e contribuir de forma abrangente para a sua comunidade.

O objetivo deste dia que celebra a juventude é fomentar a solidariedade Intergeracional, mais do que nunca necessária para garantir uma recuperação inclusiva e sustentável. É especialmente importante reconhecer e abordar as barreiras relacionadas com a idade para «construir melhor» de forma a alavancar os pontos fortes e o conhecimento de todas as gerações.

#InternationalYouthDay #DIJ22 #IPDJ #UN4Youth #ONU #IYD2022 #DiaInternacionalJuventude #YouthDay