|AMIP promove campanha de desratização nos três municípios

A Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP) em parceria com as autarquias da ilha, vai proceder a uma campanha de desratização pelos três concelhos, com início em dezembro.

Para cumprimento do disposto no Decreto Legislativo Regional nº 31/2010/A, irá proceder-se à execução do plano relativo a esta campanha, com colocação de estações-rateiras nas zonas urbanas onde se executem atividades suscetíveis de potenciar a proliferação e dispersão de roedores, sob a competência dos municípios. Estas zonas estarão devidamente assinaladas com placas informativas em cada freguesia. A monitorização e a reposição de isco serão feitas de acordo com o nível de consumo do mesmo.

Com esta iniciativa, a AMIP pretende promover o aumento da qualidade da saúde pública da população picoense.

É importante manter o controlo das pragas!

- Guarde o lixo em recipientes fechados;

- Guarde os produtos da terra (batatas, cebolas, feijão…) assim como rações e outros alimentos em locais protegidos;

- Não deixe restos de comida em comedores de animais;

- Não faça silagens em locais próximos de habitações;

- Mantenha o reduto da sua habitação sem entulho e outros materiais (madeiras, podas e resíduos);

- Mantenha os terrenos limpos e sem resíduos de plástico e socas;

- Limpe com regularidade as casas, arrumos, garagens, sótãos e outros locais de armazenamento.

Combate

- Caso recorra a raticidas, utilize aquelas que são fornecidos por entidades competentes ou adquira raticida contendo o mesmo produto ativo;

- Caso use raticidas, leia atentamente as instruções de uso;

- Caso use raticidas, utilize luvas de proteção;

- Caso use raticidas, coloque as embalagens em locais escondidos e de difícil acesso para crianças e animais;

- Não coloque raticidas junto a fontes de água ou bebedouros de animais;

- Enterre os ratos mortos sem lhes tocar diretamente (utilize luvas ou envolva as mãos num saco de plástico);

- Recorra de preferência a métodos de controlo dos ratos que sejam menos agressivos para o ambiente.