|Eco-Freguesias: Escuteiros limpam Avenida

Agrupamento de Escuteiros de São Roque do Pico colabora com a Junta de Freguesia de São Roque em ação de limpeza da orla costeira na Avenida do Mar no sábado, 27 de setembro.

A iniciativa é da Junta de São Roque, que se candidatou mais uma vez ao projeto Eco-Freguesias. Manuel Furtado, Presidente da Junta de São Roque, explica que “por isso criámos ações de limpeza da orla costeira, de limpeza subaquática e das ribeiras”.

É o segundo ano consecutivo que o Agrupamento de Escuteiros de São Roque participa nesta limpeza. Segundo Ana Lima, chefe do Agrupamento, “estas iniciativas são muito boas para os miúdos, estão a ajudar-nos a fazer o pequeno trabalho de os ensinar a não meter o lixo no chão e a serem responsáveis”.

Santiago Garcia, lobito de 8 anos, está pela segunda vez a limpar a orla costeira com os escuteiros. Para Santiago “é importante fazer a recolha de lixo para não poluir a ilha”.

O projeto Eco-Freguesias XXI, foca-se na escala local, aproximando-se do território e das pessoas que o habitam.
Visa contribuir para a sensibilização, educação e mudança dos gestores autárquicos. O projeto evidencia a importância e oportunidades associadas a uma gestão territorial participada e responsável.

O Presidente da Junta deixa a mensagem de que “estamos a sensibilizar as pessoas para um conselho mais limpo. É importante a recolha do lixo e a reciclagem para termos um ambiente limpo”.