|Santa Casa adota Cadela do Canil Municipal

Lady foi adotada pela Santa Casa de São Roque no dia 16 de novembro através do Canil Municipal.

Os senhores Manuel Silva, 66 anos, e Aníbal Sousa, 73 anos, são os responsáveis por levar a Lady a passear 4 vezes por dia, alimentá-la e deitá-la na sua cama.

Neste momento está a ser preparado um canto ao fundo do corredor para a cadela, “estamos a fazer uma estrutura em madeira em forma de casa”, conta Ana Azevedo, Terapeuta Ocupacional. A senhora Mariana Xavier, 73 anos, está a fazer um tapete de trança para a Lady.

Vitália Brum, 88 anos, teve um gato e um cão antes de se mudar para a Santa Casa, depois de ambos morrerem decidiu que não teria mais animais de estimação. É uma das idosas que mais se afeiçoou à Lady. Com ela no colo diz “ela está malina comigo. No dia que ela veio foi muito querida, dormiu no meu colo e ainda no dia adiante estava assim mais ou menos. Agora eu quero ela, ela não se chega para mim”.

Estão todos a esforçar-se para que a Lady se adapte à nova casa, mas “ela ainda só aquece colinhos”, conta Lisandra Baptista, coordenadora na Santa Casa. Ana Azevedo explica que “a Lady está sempre muito medrosa, talvez sofria de maus tratos antes da ida para o canil, embora já vá conhecendo alguns idosos e algumas funcionárias… já abana o rabinho”, “a veterinária diz que este período de adaptação é normal”.

“Eu digo que eles são os avós e eu sou a tia”, conta Ana Azevedo. A adoção de um cão é uma proposta com alguns meses que foi concretizada este mês, depois de Ana participar numa formação no Faial com uma equipa do centro comunitário da Gafanha do Carmo, que tem dois cães.
Segundo Lisandra Baptista, a adoção “tem sido muito positiva na medida em que está a ajudar os idosos a sentirem-se em casa, ultrapassando a barreira institucional”. Ana sublinha que “um cão é um animal que tem vários benefícios a nível terapêutico porque combate a solidão e transmite carinho”.

A Câmara de São Roque do Pico apoia a adoção através do Canil Municipal, garantido as esterilizações, vacinação anti-rábica e aplicação de microchip gratuitas.