|IV Dia Municipal do Bombeiro

Câmara de São Roque do Pico celebra o IV Dia Municipal do Bombeiro, 14 de janeiro, com a apresentação de conjunto de medidas ao nível da isenção e redução de taxas para os Bombeiros do nosso concelho.

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Mark Silveira, anunciou que a autarquia apoiará os bombeiros com um montante de 185 mil euros, no âmbito de uma candidatura aos fundos comunitários, na cerimónia que se realizou na sede Filarmónica Liberdade do Cais do Pico.

O montante servira para adquirir uma viatura todo o terreno e uma moto 4 com maca por 130 mil euros, os restantes 50 mil servirão para a compra de equipamento de proteção individual.

Este equipamento é, para Mark Silveira, “indispensável para o cumprimento da missão dos Bombeiros Voluntários” e será colocado à disposição da instituição já este ano. Neste momento a autarquia está em processos de contração pública para adquirir o equipamento.

O Presidente da Câmara revelou, ainda, as medidas de discriminação positiva para os Bombeiros, prometidas o ano passado, no III Dia Municipal do Bombeiro. A partir da próxima Assembleia Municipal, que se prevê entre 15 a 20 dias, os Bombeiros terão os seguintes privilégios:
Prioridade na atribuição de habitação social promovida pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, quando em igualdade de circunstâncias com outros candidatos;
Acesso gratuito às iniciativas de caráter desportivo e cultural desenvolvidas pela Câmara;
Isenção do pagamento das licenças de construção para habitação própria e permanente;
Isenção da quota de serviços de abastecimento de água para habitação própria e permanente;
Redução de 50% da tarifa de recolha de resíduos domésticos para habitação própria e permanente;
Isenção do pagamento de taxa de ligação da água para habitação própria e permanente;
Possibilidade de usufruto de uma majoração e 50% nas bolsas de estudo atribuídas do âmbito do regulamento municipal de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior e politécnico.

O Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, Rui Maciel, agradeceu “ao município de São Roque pela iniciativa de comemoração do IV dia municipal do bombeiro, coincidindo este dia na comemoração do 71.º aniversário da nossa Associação”.

Rui Maciel reconheceu o “apoio prestado ao longo dos anos pela Câmara de São Roque através do protocolo anual e dos apoios para além do protocolo” e assegurou estar certo da continuidade desta relação “com benefícios para ambas as instituições e principalmente para o concelho de São Roque do Pico”.

Rui Maciel anunciou que cessará as suas funções no cargo na próxima Assembleia Geral. O Presidente dos Bombeiros apelou, ainda, à “formalização e constituição de uma equipa de intervenção permanente 24 horas por dia que espero que esteja para breve, que trará certamente mais responsabilidade aos bombeiros de São Roque”