|A água que consumimos nas nossas torneiras…

O abastecimento de água para consumo humano é um serviço público local essencial à nossa sociedade, ao bem-estar dos cidadãos e à saúde pública.

O controlo da qualidade da água para consumo humano é da responsabilidade da Câmara Municipal de São Roque do Pico, que através da implementação de programa de controlo de qualidade da água (PCQA) previamente aprovado pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos dos Açores, garante a sua potabilidade.

A água para consumo humano distribuída tem apresentado níveis de qualidade muito boa, tendo atingindo em 2017 uma percentagem de 98,97% de água segura. O seu controlo é efetuado na torneira do consumidor.

Economizar este recurso natural permite não só proteger o meio ambiente como reduzir a fatura mensal, evitando o seu desperdício.

Contribua para a poupança da água

1. Não desperdice, aproveite
Enquanto espera que a água aqueça na banheira, antes do banho, está a desperdiçar mais de cinco litros de água. Opte por guardar esta água num recipiente e aproveitá-la para outros fins, como o autoclismo, a rega de plantas ou a lavagem do carro.

2. Feche a torneira
Sempre que possível, opte por duches mais rápidos em vez de banhos de imersão. Feche a torneira enquanto se ensaboa ou lava os dentes. Na cozinha, e sempre que necessite de lavar loiça à mão, junte todas as peças sujas no lava-loiça ou numa bacia, evitando a água corrente.

3. Acabe com os pingos
Preocupe-se em fechar bem as torneiras. Pingo a pingo, poderá desperdiçar mais água do que imagina. Uma torneira a pingar representa um gasto diário de 30 litros de água, cerca de seis garrafões.
Tenha também atenção aos autoclismos mal vedados.

4. Espere até a carga estar completa
Precisa de usar a máquina da roupa ou da loiça? Espere até os equipamentos estarem cheios (carga completa) para os pôr a funcionar. Ao evitar lavagens frequentes com meia carga, conseguirá poupar água e energia.

5. Reduza o caudal
A instalação de redutores de caudal nas suas torneiras e chuveiro é um exemplo de como poupar água sem esforço. Esta pequena peça, com um custo de cerca de cinco euros, permite reduzir até 50% do consumo de água.
Caso tenha um autoclismo exterior, coloque uma garrafa de água na caixa de armazenamento. Desta forma, está a reduzir a capacidade existente e, por consequência, a diminuir o consumo de água em cada descarga.
Se for comprar um autoclismo novo, opte por um sistema dual (permite escolher o fluxo de descarga). Conseguirá, assim, poupar de forma diária.