|Do Lixo ao Luxo: Reciclar Está na Moda e Não Tem Idade

Caixas de leite, CD’s e até mesmo decrépitas disquetes. Do lixo se teceu esta ideia. Os seniores dos Centros de Convívio de toda a Ilha do Pico mostraram que reciclar está na moda e que mesmo a chegar aos 90 estão para as curvas, num desfile que encantou o júri e demonstrou que a educação ambiental não tem idade.

Esta proposta da Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP), juntou quase quatro centenas de idosos de toda a ilha do Pico que assistiram, esta quarta-feira, a um Eco-Desfile, coorganizado pelos três Municípios da ilha Montanha.

Numa simbiose perfeita entre a promoção ambiental e a moda, os seniores de 16 centros de convívio colocaram mãos à obra e elaboraram diversos vestidos de gala, demonstrando que dos resíduos aos recursos, há muito glamour e que é fundamental incentivar um consumo mais consciente, contrariando o fast fashion do sector têxtil, o segundo mais poluente a nível mundial, apenas ultrapassado pela produção de petróleo.

Aplaudidas por todos os presentes, as manequins conquistaram também os jurados, tendo alcançado o primeiro lugar, o Centro de Convívio de Idosos de Santo António, com 124 pontos, seguido da Terra do Pão, com 115, e das Ribeiras, com 114.

O convívio terminou com um lanche oferecido pela AMIP, servido em utensílios de cana-de-açúcar e bambu, demonstrando que a sustentabilidade está mesmo na moda.