|Assegurados apoios comunitários para investimento de 726 mil euros na requalificação do Largo da Igreja de Santo António

Tendo por base uma forte aposta na Regeneração Urbana, a Câmara Municipal de São Roque do Pico vai investir este ano 726 mil euros na requalificação e ampliação do Largo da Igreja de Santo António.

A candidatura municipal aos apoios do Programa Operacional 2020, através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável), foi aprovada no valor de 400 mil euros, permitindo o lançamento do concurso público da empreitada nos próximos dias.

A intenção, segundo o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, é avançar com os trabalhos antes do final do ano. Mark Silveira destaca a importância do investimento para requalificar aquele local da freguesia de Santo António, salientando que irá “dignificar” uma zona de elevada importância arquitetónica e da prática do culto religioso.

“Tivemos oportunidade de aproveitar fundos comunitários ao abrigo do PIRUS para proceder à ampliação e requalificação daquele espaço e, na mesma lógica de embelezamento de espaços públicos e de lazer, este é mais um exemplo desse tipo de obras de requalificação, que vem dar grande dignidade à segunda maior freguesia do concelho”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de São Roque, acrescentando que “até final do presente trimestre esperamos lançar a obra a concurso público. A partir daí irá decorrer toda a tramitação burocrática para que os trabalhos se possam iniciar até final do presente ano”.

Com um prazo de execução de 12 meses, a empreitada permitirá ultrapassar alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio, nomeadamente a ausência de proteção e o vazio urbano.

A intervenção incidirá na criação de um espaço urbano público, dividido por três patamares diferenciados entre si. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via, o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último patamar ficarão as instalações sanitárias.

Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial, nomeadamente a manutenção da calçada do adro, a execução e a pavimentação dos espaços circundantes.

Este projeto, a par da requalificação da Praceta dos Baleeiros, é mais um contributo do Município de São Roque para a melhoria de espaços urbanos, numa aposta clara de beneficiação dos locais de maior importância em cada uma das freguesias do concelho.