|Mark Silveira enaltece contributo da Filarmónica União Artista de São Roque para a cultura do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico enalteceu no dia de ontem, 1 de março, o percurso e o trabalho da Filarmónica União Artista de São Roque em prol da cultura do concelho e na formação de jovens.

Usando da palavra nas comemorações dos 140 anos da segunda filarmónica mais antiga do Pico e a que tem maior número de anos em atividade de forma ininterrupta, Mark Silveira salientou o nível “qualitativo elevado” da União Artista de São Roque, lembrando a importância da Filarmónica na afirmação da marca cultural do concelho: “São Roque é o concelho de menor dimensão populacional da ilha do Pico, com 3380 habitantes, mas, em termos de número de filarmónicas per capita, se não somos o maior, estamos muito próximo disso com quatro filarmónicas em atividade, o que vem, claramente, reforçar a nossa marca identitária cultural”.

Na cerimónia o autarca deixou, por outro lado, um apelo à união de sócios, músicos e familiares para que continuem a contribuir para o engrandecimento da União Artista de São Roque, deixando um forte apelo à união de todos para conseguirem alcançar os objetivos: “Tem de existir muita união entre tocadores, maestro e direção para, mesmo nos momentos de dificuldade, se conseguir manter a banda em atividade e com bons níveis de execução como acontece atualmente. É com união que se ultrapassam os momentos mais difíceis. Espero que continuem unidos e que os músicos envolvam as suas famílias na coletividade. As famílias são muito importantes nestas instituições.”

Mark Silveira saudou igualmente os dirigentes que recentemente terminaram funções nos corpos sociais, bem como os que assumiram funções pela primeira vez ou deram continuidade ao seu trabalho, bem como os músicos que trocam os momentos de lazer e convívio familiar para estarem presentes nos ensaios, participarem em procissões e em concertos, contribuindo para a formação dos jovens e elevar a cultura do concelho.

Os 140 anos da Filarmónica de São Roque foram assinalados com uma romagem ao cemitério de homenagem aos músicos e sócios falecidos, seguida de procissão com a Senhora das Dores, padroeira da União Artista de São Roque do Pico, e uma missa solene, encerrando com um concerto e beberete.