|Câmara de São Roque do Pico tenta cativar instituições bancárias para o concelho

A Câmara Municipal de São Roque do Pico tem desenvolvido desde o início do mês vários contactos junto de instituições de crédito, tentando cativá-las a abrir agência no concelho.

Em declarações à comunicação social, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, revelou que nas últimas semanas foram efetuadas diligências com mais do que uma instituição de crédito, mas por enquanto não há uma decisão tomada: “Temos desenvolvido contactos com vários bancos para perceber se pretendem alargar a sua rede implantando-se em São Roque do Pico. Foram feitos contactos com bancos que nunca trabalharam no concelho e com outros que já tiveram porta aberta. Para tentar assegurar a vinda de novos balcões a Câmara apresenta como mais valia o seu volume de negócios anual, na ordem dos cinco milhões de euros. A nossa proposta está a ser avaliada pelos conselhos de administração das entidades bancárias, mas ainda não temos respostas, embora exista uma demonstração de interesse muito forte por parte de uma entidade em regressar a São Roque do Pico”.

Estes contactos surgem depois do Santander ter comunicado à Câmara Municipal que irá encerrar na próxima sexta-feira, 27 de novembro, a sua agência no concelho, à semelhança do que irá acontecer em São Miguel, com o fecho de dois balcões, e uma na ilha das Flores, numa decisão do banco espanhol de ajustar a rede de balcões em todo o país e que desde o final de 2015 levou ao encerramento de mais de um quarto da sua rede de balcões a nível nacional e à saída de cinco mil trabalhadores.

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico lamenta a decisão “unilateral” do banco em virar as costas à população que ao longo de anos deu muito dinheiro a ganhar à instituição: “A intenção de encerrar é uma decisão que recebemos com desagrado e surpresa. Essa posição foi transmitida à Câmara pelos diretores regionais do Santander durante uma reunião realizada no início do mês. Na altura apresentei uma série de argumentos com o objetivo de tentar demover a concretização do encerramento, mas a instituição de crédito não foi sensível às nossas pretensões e manteve-se irredutível. Um banco que não quer estar próximo dos nossos Munícipes não serve o concelho e, portanto, a Câmara Municipal de São Roque do Pico deixará de trabalhar com o Santander. Lamentamos que as instituições de crédito, que ganharam muito dinheiro à custa destes Munícipes, voltem as costas a esses clientes pensando apenas num critério comercial e administrativo”.