|Piscina do Cais do Pico e Zona Balnear da Furna distinguidas com a Bandeira Azul

A Piscina do Cais do Pico e a Zona Balnear da Furna de Santo António foram novamente distinguidas com a Bandeira Azul que atesta a qualidade das águas.
As duas zonas são as únicas do Pico distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com este galardão que confirma, também, a existência de boas instalações sanitárias e de acessibilidade, sustentabilidade ambiental, segurança e conforto.
“É um orgulho enorme continuar a receber esta distinção internacional. Temos anualmente tentado garantir a atribuição da Bandeira Azul que vem reforçar e comprovar a qualidade das nossas zonas balneares, contribuindo para cativar mais turistas para um concelho que pretende projetar-se através do turismo alicerçado na marca Capital do Turismo Rural”, assume Gui Goulart, Vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico com o Pelouro do Ambiente, aproveitando para “agradecer a todos os que dão o seu contributo para a valorização das nossas zonas balneares e para a consciencialização da necessidade de proteger o ambiente”.
A Zona Balnear da Furna inclui duas piscinas artificiais com água do mar e uma zona em mar aberto, enquanto a Piscina Natural do Cais do Pico disponibiliza balneários localizados no interior do jardim, parque de estacionamento e condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Num concelho onde a qualidade ambiental é uma das preocupações, a Câmara Municipal de São Roque do Pico continua a trabalhar no sentido de candidatar à Bandeira Azul mais zonas balneares, o que irá acontecer quando estiver concluído o processo em curso de quatro anos de recolha de análises à qualidade da água.
Além das piscinas da Furna e do Cais do Pico agora distinguidas com a Bandeira Azul, na próxima época balnear São Roque do Pico vai disponibilizar outras quatro locais com águas costeiras de qualidade, nomeadamente Arcos (Santa Luzia), Caisinho (Santo Amaro), Poça Branca (Prainha) e Poças de São Roque.