|CPCJ de São Roque do Pico ofereceu pão por deus a alunos do pré-escolar e 1.º ciclo

A Comissão de Proteção das Crianças e Jovens de São Roque do Pico (CPCJ) entregou, hoje, saquinhos com rebuçados às crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e à Escola EB1/JI de Prainha e Santo Amaro, em comemoração do Pão por Deus.

Esta iniciativa contou com o apoio dos Centros de Convívio de Santo Amaro, Prainha, São Roque e Santo António, que aceitaram o desafio de fazer os tradicionais sacos de tecido alusivos à época, e com os espaços comerciais Hiper Cais e Jaiminho-Bowling Café que, tendo em conta o nobre cariz social da ação, cederam, gratuitamente, os doces.

Reza a história que no dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua com um saco de pano na mão a pedir de porta em porta o Pão por Deus. Em troca recebem rebuçados, pastilhas, algumas moedas ou aquilo que o dono da casa estiver disposto a oferecer.

O Pão por Deus é uma tradição que teve origem em Lisboa, um ano após o terramoto de 1755, onde a população mais pobre terá aproveitado para sair às ruas e bater às portas dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome.

A tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada no primeiro dia de novembro.