|Câmara de São Roque do Pico associa-se à Campanha 'Novembro Azul'

O Município de São Roque do Pico associou-se à campanha ‘Novembro Azul’ lançada pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que pretende consciencializar para as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata.

Para assinalar esta campanha, ao longo do mês de novembro o edifício dos Paços do Concelho será iluminado durante a noite com a cor azul, contribuindo, assim, para dinamizar e divulgar a campanha, bem como sensibilizar um maior número de pessoas a procurar informação sobre a doença e a proceder ao diagnóstico precoce.

O cancro da próstata é uma doença geralmente silenciosa, de evolução lenta e assintomática, na qual o aparecimento de sintomas pode ser sinal de doença avançada. Detetá-lo numa fase precoce é essencial, pois permite tratar com uma taxa de cura muito elevada.

O cancro da próstata pode ser diagnosticado através de um exame digital (com palpação da próstata através de toque retal) e de uma análise sanguínea a um marcador, o PSA.

Se tem mais de 45 anos ou detetou alterações, procure informação junto do seu médico.