|52 cagarros juvenis resgatados pela brigada da Câmara de São Roque do Pico

A brigada de voluntários da Câmara Municipal de São Roque do Pico resgatou 52 aves durante na Campanha SOS Cagarro, que decorreu entre 15 de outubro e 15 de novembro.

Na ação de educação e conservação ambiental, os voluntários do Município, contando com a colaboração de residentes no concelho, percorreram às segundas, quartas e sextas-feiras algumas das zonas onde habitualmente há maior aglomeração e atropelamento de aves, como por exemplo o Mistério da Prainha, Estrada Regional e a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Morro entre a Prainha e Santo Amaro.

Estas ações foram um importante contributo da Câmara Municipal de São Roque do Pico para a preservação de uma das aves marinhas mais emblemáticas do arquipélago, bem como para a projeção da marca ‘São Roque do Pico-Capital do Turismo Rural’ como um destino sustentável.

As aves marinhas resgatadas foram entregues na Associação de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico antes de seguirem para o Parque Natural de Ilha, sendo, posteriormente, libertadas junto ao mar, depois de anilhadas, para iniciarem a sua primeira migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.