|V Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores realizou-se em São Roque do Pico

Na tarde de hoje (26 de março) decorreu na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico a V edição do CADA (Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores).  

O tema deste ano foi o ‘Isolamento Social dos Idosos’ e contou com vários convidados que durante esta tarde debateram sobre esta temática, que cada vez mais tem impacto, devido ao cenário pandémico que vivemos.   

Luís Filipe Silva, Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, esteve na sessão de abertura do congresso e falou da importância dos cuidadores informais. Referiu ainda que estas pessoas, por mais resilientes que sejam, acabam por sofrer de um grande desgaste e há uma grande necessidade em arranjar recursos para os ajudar.  

Defende também que é uma ‘’luta’’ de todos nós e não só do estado e das autarquias em combater esta temática que, outrora, era um cenário completamente diferente do atual. Referindo que: ‘‘há 50/60 anos atrás as pessoas casavam-se e o homem tinha a missão de sustentar a família e a mulher ficar em casa a cuidar das crianças e dos idosos’ hoje em dia o paradigma mudou ‘‘os dois saem de casa para trabalhar’’, desta forma é necessário encontrar as melhores respostas para futuro.