|Porto de S. Roque do Pico: Mark Silveira agradece ao Governo e a Vasco Cordeiro

O Presidente da Câmara de São Roque do Pico manifestou “enorme satisfação por ter chegado o dia do anúncio da solução final encontrada para a melhoria das condições de operacionalidade do Porto comercial de São Roque do Pico, na valia mista de mercadorias e passageiros”.

Mark Silveira salienta o seu “profundo agradecimento à Senhora Secretária Regional dos Transportes, ao Senhor Presidente da Portos dos Açores, que com a sua chegada veio dar uma esperança renovada e uma velocidade maior ao desenvolvimento deste projeto, e ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores pelo seu empenho e compromisso”.

O autarca acrescenta que este projeto é a “solução definitiva e irreversível para o Porto de São Roque do Pico”. A solução apresentada para as obras no atual Porto de São Roque do Pico permitirá um aumento do cais acostável e a construção de um terminal de passageiros com reordenamento da zona envolvente.

Estas decisões foram apresentadas no dia 18 de janeiro na presença do Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Mark Silveira, por Ana Cunha, Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas. A Secretária realçou que “estamos a falar, ainda em estimativa, de um valor aproximado dos 30 milhões de euros”.

Segundo Ana Cunha, pretende-se “avançar com o projeto de execução para o aumento do cais acostável e do molhe de proteção, por forma a permitir a operação em simultâneo dos navios de carga e dos barcos de transporte regular de passageiros”.

Para além disto avançar-se-á “de imediato com a construção de um novo terminal de passageiros no local do já existente, com melhoria das condições ao nível de acessibilidades, nomeadamente estacionamentos, com reordenamento da zona envolvente, melhorando as condições à semelhança do que tem sido feito na região”, prometeu Ana Cunha.

Este é um projeto que já está em desenvolvimento e, a Secretária “prevê lançar o procedimento necessário para a empreitada de construção ainda no ano de 2019”.

“Era extramente importante manter esta estrutura aqui no cetro da vila, atendendo a que a maior dinâmica comercial e económica da vila de São Roque do Pico está exatamente nesta zona marginal do Cais do Pico”, assegura o Presidente da Câmara de São Roque do Pico.

A Secretária dos Transportes e das Obras Públicas admite que “a demora dos diversos estudos que foram desenvolvidos deve-se à enorme complexidade de uma obra desta natureza, neste local, com a configuração que tem, nomeadamente com as enormes profundidades que aqui se registam”.

Ana Cunha acrescentou ainda que foram dadas instruções à Portos dos Açores para que fizesse um estudo de ordenamento do Porto de São Roque e das suas potencialidades, entre elas um núcleo de recreio náutico.