|480º Aniversário do Município

Caras e Caros Munícipes,

 

Que idade bonita esta de 480 Anos da Elevação de São Roque do Pico a Concelho e, que honra tenho em estar à frente deste Município.

Quantas histórias de história feita, quantas lutas, quanto sacrifício, quanta vontade, quanto sonho, quanta dedicação muitos tiveram de ter, para que possamos estar aqui hoje.

É em especial nestes dias em que lembramos o percurso deste Concelho e das pessoas que o fizeram, que devemos refletir sobre o nosso passado, compreendê-lo, nos seus altos e baixos, nos seus ciclos económicos, (vinha, baleia, pecuária, pesca) e, fazendo esse exercício, compreender o nosso presente e seguramente perspetivar um bom futuro.

Podíamos estar agora a fazer um balanço exaustivo do passado, mas não é isso que nos move, o que nos inspira é o presente e o futuro.

É certo que o nosso presente não é muito animador, nem é certamente aquele que nós queríamos estar a viver, bem longe disso, mas este presente é o que temos e não nos pode nunca fazer desviar daquele que é o nosso objetivo principal, o desenvolvimento de São Roque. Não queremos lamentos, queremos ação.

O Concelho de São Roque foi abandonado à sua sorte durante mais de 25 anos, pelos diversos Governos desta Região, por isso, foi agonizando lentamente, perdendo população, serviços, influência na ilha e no triângulo, e até mesmo a vontade de inverter esta situação que nos conduzia ao abismo.

Basta, não podemos perder mais tempo. Arregacemos mangas. Eu e a minha equipa já as arregaçámos. Vamos aproveitar o fato de termos um Governo que nos entende e que nos ouve, vamos aproveitar o fato de termos neste Governo um filho desta terra que tem os mesmos sonhos que nós e que está fazendo tudo para ajudar a inverter o rumo deste Concelho.

Este é o grande desafio, deste presente que já é futuro. É um desafio que não é, nem pode ser, só da Câmara Municipal, é e tem de ser nosso, de todos os que amam a sua terra e querem fazer dela uma terra melhor para as próximas gerações. Vamos esquecer uma política mesquinha e medíocre, uma política feita de ambições pessoais e egos estéreis que nunca trouxe nada de bom a esta terra, e o que fez foi destruir, foi dividir para reinar.

Não interessa quem faz, interessa fazer.

Estamos agora aqui para fazer o que não foi feito, e contamos com a união de todos, porque só assim teremos sucesso.

As vilas, as freguesias, as empresas só se fazem com pessoas que querem, que sonham e que acreditam numa vida melhor para si e para os seus filhos, que procuram nos outros o potencial que eles têm e trabalham com eles em vez de os invejarem e criticarem. É dessas pessoas que São Roque precisa neste momento, para que possa voltar a ter o lugar que é seu por direito próprio, um lugar de centralidade nesta ilha e neste triângulo.

Este é um trabalho que já está a ser feito, podem acreditar, muito dele ainda é invisível, mas já começa a dar frutos, como, por exemplo, a vinda para o Concelho de mais uma agência bancária e o compromisso firmado com o Governo Regional e o seu Presidente para a proteção da orla costeira e reordenamento da baía do Cais do Pico.

Gostaria de aproveitar também este momento para vos fazer um pequeno balanço do que tem sido o trabalho deste Executivo ao longo deste ano em que estamos à frente deste Concelho.

Neste ano e, para além de continuar obras que vinham do anterior executivo, obras essas que devem estar concluídas até ao final deste ano, a grande prioridade foi preparar o Município para o próximo programa de apoio comunitário (PO 2030). Por isso, foi necessário mandar fazer novos projetos, nomeadamente, a reabilitação da rede de distribuição e adução de água, a construção de três novos furos de captação de água e respetivos tanques.

Estes projetos estão prontos e irão ser lançados a concurso público no começo de 2023. Estima-se que o seu custo ronde os três milhões e meio de euros.

Também começámos a infraestruturar a zona industrial/parque empresarial de Santo António, e ainda este ano vamos lançar o concurso para a conclusão de todas as infraestruturas desse parque que ascenderão a mais de um milhão e trezentos mil euros.

Após levantamento efetuado pela Autarquia, concluiu-se que era urgente intervir na reabilitação/ pavimentação de cerca de 10Km de vias municipais. O projeto está concluído, será financiado por empréstimo bancário e será faseado em dois anos, pois o próximo programa comunitário não apoia repavimentação de vias municipais. Terá um custo de cerca de um milhão e quatrocentos mil euros.

Em parceria com a Junta de Freguesia de São Roque, estamos a desenvolver o projeto para a Casa Mortuária de São Roque que deverá arrancar ainda em 2023 com o custo estimado duzentos mil euros.

Estes são os projetos de maior monta e que importam em seis milhões e quatrocentos mil euros.

Como em tudo na vida, é preciso planear, projetar e depois começar a construir. As primeiras fases estão praticamente concluídas. No próximo ano, se tudo correr como planeado, começará a obra.

Como puderam observar, nunca usei, nem usámos o passado para desculpar o presente. Podem crer que teria sido fácil, mas não é esse o nosso caminho. O nosso caminho é, repito, o presente e o futuro deste Concelho.

Estamos aqui para cumprir as nossas promessas eleitorais, fazer aquilo que entendemos ser importante para o Concelho, falarmos verdade e gerir o melhor que pudermos e soubermos o dinheiro de todos.

É assim que se deve estar na política, com responsabilidade e com vontade de fazer mais e melhor pela nossa terra.

Este é um dia de festa e de reflexão, mas também um dia em que devemos agradecer a todos aqueles que, ao longo destes 480 anos, trabalharam, sonharam, lutaram por este Concelho, não só aqueles que desempenharam cargos políticos, mas todos, os que nas diversas instituições recreativas, culturais, desportivas, religiosas e mesmo no seu dia-a-dia se empenharam na causa pública.

O Concelho somos todos nós, e todos nós faremos um concelho melhor.

Parabéns São Roque!

Viva São Roque!

 

O Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico,

Luís Filipe Silva